Atualmente, cada vez mais mulheres utilizam coletores menstruais em vez de tampões, por serem reutilizáveis, amigos do ambiente, sem químicos e muito mais higiénicos. No entanto, existe um perigo escondido por detrás desse objeto que muita gente desconhece… saiba os perigos desses coletores menstruais!

Recentemente, um centro de estudos localizado em Lyon recolheu 700 tampões usados ​​para realizar uma investigação. Os primeiros resultados foram apresentados no dia 4 de julho, e eles são absolutamente assustadores.

O objetivo da pesquisa era avaliar os perigos do uso dos tampões, supostamente responsáveis pelo síndrome do choque tóxico. Ele pode surgir em mulheres com bactéroias estafilococos. Essa é uma doença rara, potencialmente fatal, e os tampões promovem o desenvolvimento dessas bactérias, que produz uma toxina que se propaga no sangue

Mas afinal, não são apenas os tampões que podem causar o síndrome do choque tóxico. Os coletores menstruais, ao contrário do que muita gente pensava, também contribuem para a propagação de bactérias. De acordo com o estudo “qualquer dispositivo vaginal irá estimular a produção da toxina que desencadeia o síndrome do choque tóxico”.

Os coletores menstruais permitem uma maior entrada de ar e oxigénio, promovendo assim o crescimento de bactérias estafilococos. Quer você use tampões ou coletores, existe algo que deve sempre ter em conta: não os use por mais de 4 a 6 horas. Isso diminui o risco de essa doença ocorrer!

Já sabe, todo o cuidado é pouco. Troque seus absorventes, tampões e coletores menstruais regularmente para evitar o síndrome do choque tóxico, que normalmente é fatal. Compartilhe esse informação com todas as mulheres que conhece…

Fonte: historiascomvalor
Ajude seus amigos, compartilhe saúde!