Que tal substituir o sal normal por um tempero que possa ser um pouquinho menos nocivo para a nossa saúde?

O tempero que vamos ensinar se destaca pela utilização de ervas aromáticas e medicinais em sua composição, aliando a redução do sódio a diversos outros benefícios.

Ervas que trazem benefícios para a saúde física e mental

Uma dessas ervas é o alecrim, que tem uma ação estimulante, favorece a memória e age contra a ansiedade, além de fazer bem para o coração.

O sal também leva manjericão, que é riquíssimo em termos nutricionais, incluindo ferro, cálcio, vitamina C, magnésio e potássio.

Essa erva melhora a saúde cardiovascular, relaxando músculos e vasos sanguíneos.

Sem esquecer que o manjericão conta com flavonoides em sua composição, que ajudam a proteger as nossas estruturas celulares e cromossomos dos efeitos dos radicais livres.

As vantagens são muitas: o manjericão ainda ajuda a combater inflamações, a estimular a digestão, tem um efeito relaxante e reduz o risco de desenvolvimento de distúrbios digestivos e de infecções intestinais.

O orégano é a terceira erva do nosso tempero alternativo.

Esse ingrediente é um poderoso antioxidante, sendo rico em ácido fenólico e flavonoides. O orégano ainda conta com qualidades antimicrobianas, sendo excelente para a preservação de alimentos.

A erva consegue ainda estimular as funções gástricas e biliares, tem efeitos sedativos, expectorantes e diuréticos e aumenta o apetite, além de atenuar as dores reumáticas.

Mesmo com tantos benefícios, você não deve utilizar o tempero de uma forma excessiva: afinal, tudo o que é demais é prejudicial para a nossa saúde.

Receita de tempero saudável (substituto do sal comum)

Ingredientes:

  • Alecrim desidratado: 20 gramas
  • Manjericão desidratado: 20 gramas
  • Orégano desidratado: 20 gramas
  • Sal marinho: 10 gramas

Modo de preparar:

  1. Ponha todos os ingredientes no liquidificador ou num pilão;
  2. Bata bem;
  3. Guarde num pode de vidro com tampa.
Fonte: dicasonline

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!