A pitaya, que também é conhecida como fruta do dragão, é muito cultivada em regiões do mundo como Israel, China e algumas localidades da América do Sul. No Brasil, a fruta tem ganhado popularidade ao longo dos anos, sendo consumida em várias regiões do país. Conheça agora incríveis benefícios da pitaya e, ainda, aprenda a preparar uma deliciosa bebida com a fruta!

Há três variedades da fruta no mercado: a pitaya vermelha, que é de cor rosa avermelhada (dentro e fora); a amarela, que tem casca amarela e interior branco e, por último, a branca, que é rosa por fora e branca por dentro.

A polpa da fruta é muito consumida in natura, em sucos, sorvetes, tortas, iogurtes, entre outros preparos.

Veja lista de benefícios da pitaya

1- Nutrientes

A pitaya é muito rica em nutrientes, como potássio, ferro, fósforo, carboidratos e cálcio. Além disso, a fruta contém as seguintes vitaminas: vitamina B1, vitamina B3, vitamina C e vitamina E.

2- Sistema Imunológico

A grande quantidade de vitamina C presente na pitaya ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Segundo pesquisas científicas, a pitaya possui uma quantidade maior de vitamina C do que a cenoura, por exemplo.

Além disso, a vitamina C é responsável direto pelo crescimento de tecidos em nosso corpo. A fruta ainda realiza a reparação destes órgãos quando preciso.

A vitamina C é o melhor antioxidante existente, ajudando a combater os radicais livres do organismo, contribuindo para que não ocorra o surgimento de doenças crônicas.

3- Colesterol

Segundo uma pesquisa divulgada em um periódico internacional do ramo de farmácia, a pitaya ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim do organismo. Além disso, este mesmo estudo comprovou que a fruta aumenta os níveis do colesterol bom em nosso corpo. Diante disso, a fruta se torna uma aliada para quem pode ter doenças do coração, pois o maior inimigo da mesma (o colesterol) fica controlado

4- Triglicerídeos

A pitaya ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos do organismo graças a presença de ácidos graxos (ômega 3 e ômega 6) que estão presentes nas sementes pretas da fruta. Diante disso, não é ideal coar o suco antes de consumir, pois a bebida pode perder nutriente.

Os mesmos estudos comprovam que a pitaya ajuda a reduzir as doenças cardiovasculares.

5- Anemia

A pitaya é excelente para combater a anemia, que é a doença causada pela ausência de ferro no organismo. A fruta é fonte de ferro e vitamina C, que ajuda na absorção do nutriente pelo organismo.

Diante disso, muitas pessoas que sofrem com anemia têm consumido a bebida, que deve estar fresca e feita na hora para não perder nutrientes.

Aprenda a fazer suco de pitaya

Receita de Suco de Pitaya com Hortelã

Ingredientes:

  • Polpa natural de pitaya (200 gramas);
  • Água (400 ml);
  • Folhas de hortelã.

Como preparar:

Primeiramente, você deve cortar a pitaya ao meio e, então, remover a polpa com a ajuda de uma colher. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador até ficar com aparência homogênea. Coloque a bebida em um copo, adicionando algumas pedras de gelo!

Receita de Suco de Pitaya com Leite

Ingredientes:

  • Polpa de uma pitaya;
  • 500 ml de leite gelado;
  • Mel (uma xícara de chá);
  • Aveia (duas colheres de sopa);
  • Duas folhas de hortelã.

Como preparar:

Retire a polpa da pitaya como já ensinamos na receita anterior. Em seguida, coloque os ingredientes no liquidificador e bata até ter uma aparência homogênea. Sirva logo em seguida para não perder os nutrientes da fruta!

Agora você já conhece os benefícios da pitaya! Aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

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