A chegada de um bebê na família costuma deixar todos muito ansiosos e cheios de expectativas. Nesse momento, muitos amigos e familiares costumam fazer uma visita, para dar as boas-vindas ao bebê. Porém, antes de marcar essa visita é necessário ter alguns cuidados especiais.

Por exemplo, você sabia que beijar um recém-nascido pode trazer herpes e até infecção generalizada à ele? Como os bebês são muito frágeis e ainda não tem uma imunidade completamente desenvolvida, qualquer bactéria pode acabar causando um grande problema de saúde. Por isso, se estiver doente, nem pense em fazer uma visita!

“Uma tosse inocente para um adulto pode ser responsável por um recém-nascido contrair uma coqueluche, por exemplo”, conta Natacha Sakai, pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Outras doenças infectocontagiosas que também podem ser transmitidas por gotículas ou contato são a herpes, os resfriados e as gripes. Além disso, eles também podem ficar vulneráveis à doenças como meningite e sequelas neurológicas.

Os bebês são realmente muito fofinhos e todos nós sentimos vontade de beijá-los, mas o beijo pode ser muito perigoso à saúde de cada um deles. Isso acontece porque a boca de um adulto é composta por microrganismos que fazem mal à criança.

Então, mesmo que você esteja saudável, não é adequado que você saia enchendo o bebê de beijos, principalmente sem o consentimento dos pais.

“Os familiares e amigos precisam entender que as demonstrações de afeto são bem-vindas e válidas, mas é importante evitar os beijos”, completa Natacha Sakai.

Para evitar ainda mais que qualquer bactéria atrapalhe a saúde dos bebês, existem alguns procedimentos que devem ser seguidos:

1. Higienizar as mãos com sabão e/ou álcool em gel

2. Evitar fumar pelo menos 4 horas antes de se aproximar do bebê

3. Não usar perfumes fortes

4. Não pegar nas mãos dos bebês, pois eles costumam colocar nos olhos e na boca

E o mais importante: não chegue de surpresa. É fundamental que você ligue antes agendando uma visita, afinal, você não quer ser um incômodo, não é mesmo?

Fonte: bestofweb
Ajude seus amigos, compartilhe saúde!