Durante muito tempo a mídia divulgou bebidas diet como alternativas saudáveis em relação a bebidas comuns. Novas evidências sugerem que essas bebidas podem ser mais nocivas que as demais.

Aspartame, o principal adoçante em refrigerantes diet, pode causar todos os tipos de problemas de saúde, mostram novos estudos. Um estudo de 10 anos constatou que cerca de 60.000 mulheres que beberam dois ou mais drinques diet por dia tiveram maior propensão a ter doença cardiovascular do que pessoas que não fizeram uso.

Pesquisadores da Universidade de Iowa concluíram que todos os outros fatores de risco representam, as mulheres que consomem dois ou mais refrigerantes dietéticos por dia são 30% mais propensas a ter um evento cardiovascular (ataque cardíaco ou derrame) E 50 por cento mais probabilidade de morrer de doença relacionada.

A associação persistiu mesmo depois que os investigadores ajustaram os dados para considerar características demográficas e outros fatores de risco cardiovasculares, incluindo o índice de massa de corpo, fumar, uso da terapia de hormonios, atividade física, ingestão de calorias, ingestão de sal, diabetes, hipertensão, adoçantes.

O estudo não caiu bem para as indústrias que fabricam esse tipo de produto. Estas industrias financiam aos montes pesquisas manipuladas, além de anúncios na mídia defendendo seus produtos.

À medida que os consumidores vão ficando mais instruídos, as portas para este tipo de ingrediente vai se fechando. Há certamente muitas alternativas saudáveis para fabricar algo diet.. Mas isole de vez o Aspartame da sua dieta. Quando perceber “DIET” no rótulos de bebidas, passe longe, sua saúde agradece.

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!