Excluindo os cânceres de pele, o câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum diagnosticado em mulheres e homens nos Estados Unidos, de acordo com a American Cancer Society.

Um estudo recente mostrou que tais condições como níveis elevados de gordura no sangue, níveis elevados de açúcar no sangue, pressão alta e baixos níveis de colesterol bom podem aumentar o risco de câncer de cólon. O chamado fator de risco metabólico também inclui mulheres de peso normal.

Ao comparar pessoas semelhantes, mas saudáveis, mulheres mais velhas (com 50–79 anos) que sofrem de tais problemas têm um acréscimo no risco de contrair câncer de cólon, reto e sigmoide de 49%. Os médicos sugerem que cada pessoa deve saber seu tipo metabólico para prevenir esses cânceres e diagnosticá-los em uma fase precoce.

“Conheça a sua própria saúde metabólica, mesmo que o seu peso esteja normal”, disse Juhua Luo, autor sênior do estudo e professora associada da Escola de Saúde Pública Bloomington da Universidade de Indiana.

De acordo com Candyce Kroenke, cientista de pesquisa no Kaiser Permanente do Norte da Califórnia, medir o índice de massa corporal não é o suficiente, você precisa se consultar com seu médico.

Os pesquisadores suspeitam que os resultados podem se aplicar a homens ou mulheres mais jovens, também, mas eles ainda necessitam de um estudo adicional para responder a essa questão com mais clareza. Dr. Andrew Chan, gastroenterologista e professor associado da Escola de Medicina de Harvard em Boston, concordou que outros fatores além do peso extra também podem causar câncer de cólon. “É realmente difícil provar causa e efeito com este tipo de estudo, mas ele traz algumas questões interessantes”, segundo ele.

Fonte: perfeito.guru
Ajude seus amigos, compartilhe saúde!