Hoje vamos falar de uma planta muito conhecida e que quase todo mundo tem em casa sem saber que ela pode ser muito perigosa.

As plantas embelezam a casa e proporcionam odores incríveis. Muitas inclusive são bastante proveitosas por trazerem benefícios ao ser humano, desde trazer energia positiva para casa até purificar o ar.

Porém, algumas plantas podem ser muito perigosas principalmente para as crianças.

A planta Comigo ninguém pode, cujo nome científico é Dieffenbachia, é um exemplo dessa periculosidade que falamos.

Pelo fato de suas folhas serem muito bonitas, é uma planta que as pessoas gostam de ter em casa. Porém, pouca gente sabe que ela pode ser fatal para as crianças.

As células da planta contem cristais de oxalato de cálcio em forma de agulha, os chamados ráfides.

Essas substâncias são compostas de enzimas proteolíticas que fazem aumentar a produção de histamina, o que, segundo os cientistas, é bastante tóxico.

As crianças costumam colocar na boca as coisas, por isso, se uma delas engolir uma folha de “Comigo ninguém pode”, poderá ter uma sensação de ardor temporário e vermelhidão.

Um garoto de 5 anos foi uma das vítimas por envenenamento dessa planta, ao ter sentido fortes dores de estômago depois de mastigá-la.

Por pensar que era apenas uma dor de barriga, sua mãe não deu muita bola. Porém, a dor foi ficando mais forte ao ponto dos pais terem que levar a criança às pressas para o hospital.

Chegando lá, os médicos disseram que a criança tinha sido envenenada severamente.

Durante mais de 3 horas a criança esteve na UTI do hospital, tendo sofrido um choque anafilático, que quase a fez perder a vida.

Felizmente, a criança foi levada a tempo para o hospital e conseguiu sobreviver ao envenenamento.

Os sintomas da planta em crianças e animais podem ser muito desagradáveis, causando inchaço, salivação excessiva, irritação oral e dormência.

Na maior parte dos casos, anti-histamínicos e analgésicos são o suficientes para conter o veneno da planta.

Os médicos podem ser obrigados a fazer uma lavagem estomacal nos casos mais graves. Entre os casos de pessoas que foram intoxicadas pela planta, 70 por cento eram de crianças menores de 5 anos.

Se você conhece pais que tenha crianças pequenas, partilhe esse artigo com eles para que saibam dos perigos da planta “Comigo ninguém pode”.

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!