O açafrão-da-terra ou cúrcuma tem um sabor marcante e é um tempero milenar, sendo um dos principais ingredientes do curry – base da culinária de diversos países orientais, como a Índia.

Além de ser ótimo em alimentos, a cúrcuma possui inúmeras propriedades benéficas para a saúde. Especialmente uma de suas propriedades, a curcumina, que tem efeitos anti-inflamatórios e é um antioxidante muito forte, pode ser extremamente útil.

Dieneke Ferguson, de 67 anos, foi uma das pessoas que decidiu incluir a cúrcuma em sua vida. Ela foi diagnosticada com mieloma, um tipo de câncer no sangue, em 2007 e se submeteu a diversos tratamentos, como a quimioterapia e o transplante de células-tronco, durante cinco anos: “Euestive em todos os tipos de drogas tóxicas e os efeitos colaterais foram aterrorizantes”, disse ela ao Daily Mail.

Após uma grave piora em seu quadro, ela sabia que não tinha mais nada a perder e que já havia sofrido o bastante:

“Em um momento eu perdi minha memória por três dias, e em 2008 duas das vértebras da coluna vertebral entraram em colapso e eu não conseguia andar. Eles injetaram algum tipo de concreto na minha espinha para mantê-la estável “, continuou Dieneke.

Então, sabendo das propriedades da cúrcuma e curcumina por meio de um fórum online de combate ao câncer, ela decidiu tentar e começar um tratamento usando essa especiaria natural, ao invés de todos os medicamentos que a deixavam debilitada e não estavam surtindo efeito. Dieneke tomava aproximadamente 8 gramas de curcumina em comprimidos todos os dias, cerca de duas colheres de chá em pó.

E o mais incrível é que hoje ela está em remissão, após os efeitos da curcumina. Segundo o Daily Mail, o número de células cancerígenas em seu organismo é praticamente insignificante:

“Eu não tinha nada a perder. Eu disse ao meu oncologista que estava tomando e ele estava muito interessado, especialmente quando aparentemente fez uma diferença.”, lembrou Dieneke. Como seu caso teve uma grande repercussão, ele ganhou a atenção do British Medical Journal, que mostrou como um ingrediente natural foi capaz de ajudar em sua recuperação contra o câncer e como ele pode passar a ajudar outras pessoas:

“Quando você revisa seu gráfico, não há uma explicação alternativa [para a recuperação dela], além de ver uma resposta à curcumina”, disse Jamie Cavenagh, co-autor do relatório e professor de doenças do sangue no Hospital Barts em Londres, ao Daily Mail.

A curcumina, que pode ser encontrada na cúrcuma ou açafrão-da-terra, em mercados ou lojas de especiarias mundo afora, tem muitos outros benefícios. Vale lembrar que é importante consultar um médico antes de usar qualquer propriedade para fins medicinais.

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!