Uma das queixas mais comuns entre as pessoas são as famosas dores de cabeça. O que poucas pessoas sabem é que isso pode não ser apenas de origem genética, mas também vir da sua alimentação. Como diz aquele ditado “você é aquilo que você come”.

“As dores de cabeça, especialmente as enxaquecas, são causadas por disfunção mitocondrial. Se você reparar o dano nas mitocôndrias, pode aliviar enxaquecas e dores de cabeça. Se não curá-los, você certamente pode reduzir a freqüência dos episódios. Mitocôndria é uma organela dentro da sua célula. Você tem trilhões delas, e elas geram uma energia celular chamada trifosfato de adenosina (ATP). É como uma bateria ou um gerador em cada célula.

Quando sua mitocôndria está doente, morrendo, ou eles são oxidados – por causa dos danos excessivos de radicais livres – então sua freqüência para dores de cabeça sobe. Isso tem sido mostrado em um monte de pesquisa, que eu pude acompanhar.” – diz Suzy Cohen, uma farmacêutica estudiosa do assunto que participou de diversos programas como Dr. Oz, The View e The Doctors..

Abaixo selecionamos 3 antídotos não só pra prevenir mas pra reparar quaisquer danos e fazer com seu organismo trabalhe corretamente afastando qualquer futura dor de cabeça:

COQ10 (COENZYMA Q10)

A CoQ10 é fantástica, diz Suzy. É um antioxidante que é lipofílico e hidrofílico, o que significa que ele funciona com água do nosso organismo e se ligam a partes gordurosas da célula, que vai para cada célula em todo o seu corpo, especialmente no seu cérebro e no seu coração. Você sabe que se está com deficiência de CoQ10 quando está mais propenso a dores de cabeça. Além disso, uma deficiência prolongada de CoQ10 pode causar dor muscular significativa, bem como dores de cabeça. Aqui está a coisa: as pessoas são seriamente deficientes em CoQ10 porque existem drogas que esgotam este nutriente, como é o caso da pílula anticoncepcional, repositores hormonais, antiácidos, medicamentos para diabetes e estatinas. Obs: A melhor forma de COQ10 chama-se Ubiquinol.

Magnésio

De acordo com Suzy, cerca de 50 por cento daqueles com dores de cabeça recorrentes são deficientes em magnésio. Tal como acontece com CoQ10, um número de drogas roubar o seu corpo de magnésio, incluindo pílulas anticoncepcionais, diuréticos, antiácidos e bloqueadores de ácido, em particular os inibidores da bomba de prótons (PPIs), como omeprazol, esomeprazol. Esses medicamentos podem eliminar o magnésio tão severamente que pode afetar seu coração.

Suzy recomenda tomar 400-600 miligramas (mg) de magnésio por dia. Também aumentar o seu consumo de vegetais de folhas verdes, que são ricos em magnésio bio disponível. Spirulina é outra boa fonte. Evite suplementos de óxido de magnésio, pois eles tendem a causar diarreia. Esta é a forma comumente vendida em farmácias e vai dizer “óxido de magnésio” no rótulo. Novamente, isso pode causar transtornos gastrointestinais.

Um dos mais eficazes é o Treonato de Magnésio, que é um tipo mais novo, emergente de suplemento de magnésio que parece promissor, principalmente devido à sua capacidade superior para penetrar a membrana mitocondrial. Você também pode melhorar seu status de magnésio, tomando banhos regulares de sal de Epsom (sal amargo). Sal de Epsom é um sulfato de magnésio que pode absorver em seu corpo através de sua pele. Óleo de magnésio (a partir de cloreto de magnésio) também pode ser usado para aplicação tópica e absorção.

Riboflavina (vitamina B2)

Riboflavina deixará sua urina amarela brilhante, que irá interferir com a sua capacidade de determinar se você está bebendo bastante água. Então, quando tomar um suplemento de vitamina B2, evite usar a cor da sua urina como um indicador de quanta água você precisa. Use sua sede em vez disso. Suzy recomenda tomar 200-400 miligramas de vitamina B2 por dia, que pode ser dividido tomando metade pela manhã e outra metade de tarde. Isso é bem mais de 100 vezes a dose diária recomendada (RDA), então você está usando essencialmente riboflavina como uma droga, neste caso, mas é uma droga relativamente segura, praticamente sem efeitos colaterais. Idealmente, você vai querer equilibrar riboflavina com as outras vitaminas do complexo B.

Seguindo essas dicas, você dará Adeus a qualquer dor de cabeça. Viverá uma vida leve e tranquila daí pra frente.

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!