Quanto mais velho você fica, fica também mais propenso a ter que lidar com elas: as manchas senis. A coloração marrom é normalmente mais notável nas mãos. Elas são completamente inofensivas e muitas pessoas não ligam em tê-las. Mas se você é uma das pessoas que não são lá muito fãs destas manchas, antes de ler este artigo sobre como se livrar delas talvez você queira saber o que as causa.

Manchas de envelhecimento são o resultado de anos de exposição ao sol. Pessoas que fazem bronzeamento artificial também estão sujeitas a elas. O motivo é que os raios UV estimulam a produção de melanina, o pigmento que promove o seu bronzeado. Isso depois pode progredir para manchas permanentes, especialmente na pele que foi exposta com mais frequência, e por isso tem maior concentração de melanina. Mesmo que muitas pessoas achem a pele bronzeada mais bonita, as manchas são um efeito colateral indesejado. Então, o que você pode fazer?

A melhor maneira de prevenir as manchas senis é, lógico, uma boa proteção do sol. Tente não passar o dia todo deitado sob ele. Em pessoas com o tom de pele mais claro, o risco é bem maior. Se as manchas já estiverem presentes, existe algo que você pode fazer para aliviá-las sem ter que recorrer aos agressivos cremes clareadores de pele. No lugar deles, você encontra este tratamento inesperado bem na sua cozinha: suco de cebola.

É isso mesmo que você leu: o suco de cebola misturado com vinagre de maçã é um super remédio caseiro para clarear a pele. O segredo está nos Alfa-hidroxiácidos (AHAs) que removem as células mortas da pele e revelam a pele saudável que está embaixo.

É assim que funciona:

Pique uma cebola fresca.

Depois, esmague os pedaços (com alguma coisa que retenha o líquido, tipo um pilão). Despeje a cebola meio líquida em um liquidificador ou processador e adicione 1/3 de xícara de vinagre de maçã. Misture até ficar um líquido consistente.

Agora você pode aplicar a mistura na pele com um paninho (ou algodão). Quando você aplica este tratamento regularmente, as suas manchas senis ficam consideravelmente menos aparentes.

De qualquer forma, você sempre deve prestar atenção às manchas e pintas em sua pele. Enquanto algumas são completamente inofensivas, outras podem ser um sinal de câncer de pele. Você deve checar com o seu dermatologista imediatamente, caso tenha sinais que mudem de cor ou tamanho, ou tenha uma borda irregular. Só um médico pode diagnosticar ou descartar o aparecimento de câncer de pele e oferecer ajuda especializada em caso de um diagnóstico precoce.

Quem iria imaginar que é tão fácil usar um item caseiro para combater as manchas senis? Se você quiser, você pode tentar isso em casa agora mesmo!

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!