Provavelmente em alguma parte da sua vida você já teve dores em seu pé, talvez por batidas ou algumas outras doenças. Mas atualmente, alguns especialistas estão dizendo que inchaços e algumas diferenças nos pés podem indicar doenças sérias, como por exemplo AVC ou infarto.

E quem afirma isso é o especialista Daniel Benniti, especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Ele garante que inchaços nos pés podem indicar várias coisas, desde sobrecarga no pé até um problema de circulação.

Outra cirurgiã do mesmo local, chamada Aline Lamaita, garante que a falta de proteínas, desnutrição ou o câncer também podem colaborar para o quadro. “Para que o sangue permaneça dentro do espaço vascular deve existir um equilíbrio entre a pressão arterial e a pressão venosa. Sempre que houver um desequilíbrio em um desses componentes existirá uma maior tendência para que a fase líquida do sangue extravase, o que se manifesta pela retenção de líquido e pelo consequente inchaço”, conta.

Mas existe um famoso teste chamado de “Sinal de Godet” que pode indicar se algo está errado.

É simples, basta você pressionar um dos dedões de seu pé contra a unha do outro pé, como na foto acima.

Depois de alguns segundos tire. Se você reparar, seu dedo estará com uma coloração esbranquiçada.

Para terminar, repare quanto tempo vai demorar para o vermelho reaparecer no dedão de seu pé e ele voltar ao normal. O ideal é que dure apenas 2 segundos e caso demore mais, você deve consultar um médico.

Os especialistas ainda dizem que os pés brancos podem indicar aterosclerose e um possível risco de infarto. Isso acontece por causa do acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos na região dos pés.

Para finalizar, os especialistas ainda contam que feridas nos pés podem indicar diabetes.

Então sempre que algo de estranho aparecer em seu pé, procure um médico. Você não é especialista e isso pode ser algo mais sério do que parece.

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!